E-mail Marketing – Devo utilizar?

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10 Minutos de Leitura.

E-mail Marketing – Devo utilizar? Com toda certeza sim! Não perca mais tempo!

O e-mail marketing é uma ferramenta importante de divulgação de seus produtos dentro da sua loja virtual, além de uma poderosa ferramenta de comunicação. Oferece retorno imediato e boas conversões, ele possui poder de venda e alcance ilimitado… Permite contato direto e personalizado, eficiente em gerar vendas, captando e fidelizando clientes.

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As 10 melhores ferramentas gratuitas de e-mail marketing em 2020

Caso você não saiba, nunca usamos tanto e-mail como agora. Mais de 3,7 bilhões de pessoas enviam e recebem e-mails em todo o mundo.

Com o uso tão elevado, não é difícil imaginar por que você recebe tanto e-mail marketing de empresas. E-mail marketing funciona inclusive no ambiente de B2B.

Na verdade, 86% dos profissional de marketing de B2B confiam em campanhas de e-mail marketing para promover novos negócios, o que nos leva à pergunta: você está usando e-mail marketing de forma eficiente para o seu negócio?

E o mais importante: você está usando e-mail marketing realmente de forma consistente?

Existe uma infinidade de ferramentas de e-mail marketing por aí para ajudar você, algumas gratuitas, inclusive. Contudo, é importante lembrar que nem toda ferramenta gratuita de e-mail marketing oferece os mesmos recursos.

Como um negócio novo, você provavelmente estará mais preocupado com quantos e-mails você pode enviar, quais recursos você tem acesso e se você pode fazer um upgrade da sua conta à medida em que sua empresa cresce.

Você provavelmente também estará pensando em relação à entrega e se os seus e-mails chegarão de forma consistente à caixa de entrada dos seus contatos. E mais: é bem provável que você queira uma ferramenta que seja fácil de usar e não exija habilidades técnicas avançadas.

Felizmente, estamos aqui para ajudar. Listamos as melhores ferramentas gratuitas de e-mail marketing que você pode usar para o seu negócio em 2020.

As 10 melhores ferramentas gratuitas de e-mail marketing em 2020

  1. HubSpot
  2. SendPulse
  3. MailChimp
  4. Zoho Campaigns
  5. Moosend
  6. SendInBlue
  7. Mailjet
  8. Benchmark
  9. MailerLite
  10. ExpressPigeon

1. Ferramenta gratuita de e-mail marketing da HubSpot

A HubSpot oferece uma ferramenta de e-mail marketing confiável e cheia de recursos, feita especialmente para negócios em crescimento e inteiramente gratuita. Você pode criar peças de e-mail marketing profissionais que engajam e impulsionam o seu público usando o criador de e-mail com um incrível recurso de arrastar e soltar. Com ele, você não precisa esperar pela ajuda da TI ou dos designers. Pelo contrário, você pode facilmente criar e-mails surpreendentes que o seu público vai adorar. A ferramenta da HubSpot ajuda você a obter resultados incríveis de marketing com pouquíssimo esforço.

Além da ferramenta gratuita de e-mail, você pode usar gratuitamente o HubSpot CRM para criar pontos de contato personalizados para seus clientes. O e-mail da HubSpot conecta-se automaticamente com o HubSpot CRM para que você possa criar e-mails relevantes com base nos dados que possui, como envio de formulários e atividade no site.

Usando o CRM, você pode incluir conteúdo personalizado nos seus e-mails, como nome e nome da empresa, para seus contatos sentirem que estão recebendo e-mails direcionados especialmente para eles, tudo isso enquanto você acompanha a atividade de e-mail no CRM. Isso contribui para oportunidades de crescimento eficientes, caso sua empresa supere as ferramentas gratuitas e precise de recursos de automação mais robustos, como fluxos de trabalho.

Otimizar seus e-mails nunca foi tão fácil. Usando as análises dos relatórios de e-mail da ferramenta, você descobrirá como enviar e-mails mais relevantes e otimizados para o seu público.

A ferramenta de e-mail da HubSpot é gratuita para até 2.000 disparos por mês, com soluções de upgrade a partir de US$ 50 com o Marketing Hub Starter.

2. SendPulse

O SendPulse tem mais de 130 modelos de e-mail à sua escolha ou você pode criar o seu próprio com a função arrastar e soltar. Dentro do plano gratuito, você terá acesso à altamente conceituada equipe de suporte do SendPulse, incluindo atendimento via chat ao vivo.

Em termos de funcionalidade, o SendPulse tem o recurso “Reenviar” que permite reenviar e-mails não abertos com frases de assunto diferentes, o que é valioso para profissionais de marketing sem tempo. O destaque do SendPulse é que eles têm valores para todos os seus serviços. Por exemplo, se você precisa enviar um SMS, pode adicionar um pacote de SMS ao seu pacote de serviços de e-mail marketing.

Eles também oferecem notificações web, SMTP, Viber e muito mais. Como o serviço começou em 2015, ainda não existe um suporte vasto para APIs, mas isso é algo que o SendPulse está aprimorando para profissionais de marketing que precisam de funcionalidades técnicas.

O SendPulse oferece 15.000 e-mails gratuitos por mês para até 2.500 assinantes. Os valores começam a partir de US$ 9,85 ao mês para e-mails ilimitados e até 2.500 cadastrados.

3. MailChimp

A ferramenta de e-mail do MailChimp é particularmente útil para pequenas e médias empresas, já que o plano gratuito oferece até 12.000 disparos de e-mail por mês para até 2.000 assinantes. E você ainda tem acesso a recursos como segmentação de listas, teste A/B, perfis de contato e muito mais. Contudo, é importante notar que você terá a marca do MailChimp no rodapé do seu e-mail com o plano gratuito e não terá acesso ao suporte premium.

Se você usa software de comércio eletrônico, ficará feliz em saber que o MailChimp integra-se a provedores de comércio eletrônico, como WooCommerce e Magento. Você também será capaz de integrar o MailChimp com o WordPress, caso use a plataforma como o seu sistema de gerenciamento de conteúdo. O MailChimp oferece relatórios para e-mails, mas os detalhes podem não ser tão robustos como você gostaria para as implementar melhorias.

O plano MailChimp Free Forever permite até 12.000 disparos de e-mail por mês para um limite de 2.000 assinantes. O nível seguinte de upgrade custa US$ 10 por mês por disparos de e-mail ilimitados para um máximo de 500 assinantes.

4. Zoho Campaigns

O Zoho Campaigns é uma boa opção para empresas de pequeno a grande porte, dependendo da velocidade do seu crescimento. Com o plano gratuito do Zoho Campaigns, você tem acesso a recursos como teste A/B, relatórios e modelos. Se você já utiliza o Zoho CRM, faz sentido conferir o Zoho Campaigns para ver como e-mail e CRM trabalham juntos.

É importante observar que, enquanto a versão gratuita oferece diversos recursos, a maioria deles tem limitações. Além disso, pode ser difícil começar a usar o Zoho Campaigns porque ele precisa de algumas personalizações antes de disparar e-mails.

O Zoho oferece 12.000 e-mails por mês para até 2.000 assinantes. Os valores começam com US$ 5 por mês para até 500 assinantes.

5. Moosend

O Moodsend é ideal para pessoas que buscam dar o primeiro passo em e-mail marketing. O nível gratuito vem repleto de recursos, mas você tem o limite de 1.000 assinantes e não tem IP dedicado.

O Moosend oferece recursos como editor com função arrastar e soltar fácil de usar, gatilhos de automação de e-mail marketing, análises em tempo real e segmentação de lista. O Moodsend não oferece CRM, mas, se você deseja fazer apenas e-mail marketing, pode ser um bom começo para o seu negócio.

A empresa está classificada como tendo ótimos índices de suporte e satisfação. Se a sua empresa está em crescimento, só precisa pagar pelos assinantes. O próximo upgrade custa US$ 10 e você dispara para até 2.000 assinantes.

6. SendInBlue

Se o seu negócio depende massivamente de e-mails transacionais, como ajuda para senhas esquecidas e recibos de faturamento, o SendInBlue pode ser perfeito para você. Com inúmeras APIs para desenvolvedores, você será capaz de se integrar com o sistema de e-mail para conseguir processos técnicos essenciais e personalizados. E mais: embora o serviço tenha tido inicialmente problemas nas taxas de envio, o SendInBlue conseguiu aperfeiçoar sua capacidade de entrega.

Com o plano gratuito do SendInBlue, você terá acesso a uma imensa biblioteca de modelos, personalização, teste A/B, gerenciamento de contatos, editor de fluxo de trabalho e relatório em tempo real. Assim como as demais ferramentas citadas, o software é fácil de usar, embora a interface principal possa, eventualmente, oferecer diversas opções e parecer confusa.

O SendInBlue oferece até 300 disparos de e-mail gratuitos por dia (que dá aproximadamente 9.000 e-mails/mês) com contatos ilimitados. As soluções de upgrade começam com US$ 25/mensais para 40.000 e-mails, sem limite de envio diário.

7. Mailjet

Com o plano gratuito do Mailjet, você terá acesso a contatos ilimitados, APIs, webhooks, um editor de e-mail moderno e estatísticas avançadas. Contudo, você não terá acesso a recursos como testes A/B ou automação. A interface do Mailjet também é simples de usar, você não vai levar horas para se familiarizar com o serviço. Como você recebe acesso completo à API como parte do plano gratuito, o Mailjet é adequado para negócios que requerem ajustes técnicos.

O plano gratuito do Mailjet oferece até 200 e-mails por dia (aproximadamente 6.000 e-mails por mês). Você pode fazer upgrade a partir de US$ 8,69 mensais para 30.000 e-mails, sem limite de envio diário.

8. Benchmark

Se você trabalha para uma empresa que está passando por um rápido crescimento, mas que ainda não usa um serviço de e-mail marketing, deve conferir a ferramenta gratuita de e-mail da Benchmark. A ferramenta está bem equipada com recursos premium e foi projetada para atender as necessidades de grandes empresas.

Na versão gratuita do Benchmark, você pode usar o editor com a função arrastar e soltar, escolher entre diversos modelos, usar formulários de cadastro, criar campanhas de marketing gota a gota e usar o recurso de higiene de listas. O Benchmark é fácil de usar e implementar.

Contudo, não existe opção para recursos de teste A/B ou automação na ferramenta gratuita. Além disso, não é possível adicionar contatos importando uma lista no plano gratuito. Você só pode entrar em contato por e-mail com quem preencher os formulários de assinatura do Benchmark.

A plataforma oferece um plano Starter gratuito para até 2.000 assinantes e 14.000 e-mails por mês. O plano de upgrade seguinte custa a partir de US$ 13,99 para até 600 assinantes e disparos ilimitados de e-mail por mês.

9. MailerLite

Embora tenha “lite” no nome, o MailerLite é uma boa solução para negócios que estão começando e que buscam crescer. O serviço é ideal para pequenos negócios que precisam enviar e-mails de marketing em massa. Ele também está bem equipado com recursos de pré-visualização para que você possa conferir o seu e-mail no desktop e em dispositivos móveis antes mesmo de enviar. Contudo, as habilidades de API e de integração não são tão robustas como as outras opções nesta lista.

O MailerLite oferece 12.000 e-mails por mês com até 1.000 assinantes. O nível de upgrade seguinte custa US$ 10 e desbloqueia todos os recursos para até 1.000 assinantes.

10. ExpressPigeon

O ExpressPigeon oferece uma boa solução para empresas que usam listas pequenas, mas que enviam para assinantes de alta prioridade. Com o ExpressPigeon, você pode criar e personalizar e-mails, automatizar respostas e enviar grandes volumes de e-mails sem muito esforço.

O melhor de tudo é que você consegue acesso a todos os recursos premium com o plano gratuito; contudo, existem limites baixos de envio e de assinantes. O ExpressPigeon tem os melhores índices de satisfação do cliente no setor.

O ExpressPigeon oferece um plano gratuito que permite 1.000 mensagens e até 500 assinantes e um usuário apenas. O valor de cada usuário adicional é de US$ 100 por mês. O nível de upgrade seguinte dá um salto grande: US$ 1.000 por mês para até 100.000 assinantes e 2.000.000 de e-mails.

Conclusão

Agora você tem uma boa noção das melhores ferramentas gratuitas de e-mail marketing à sua disposição. Felizmente, você não precisa se comprometer com nenhum serviço. Você pode experimentar estas ferramentas dependendo das necessidades do seu negócio e, em seguida, optar pela mais apropriada.

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